PT EN ES

Notícias

22/Novembro/2016

Para especialista, não basta ter câmeras para garantir segurança

Para especialista, não basta ter câmeras para garantir segurança

É comum ler a frase “Sorria, você está sendo filmado” em ambientes com grande fluxo de pessoas. Isso acontece porque, aparentemente, contar com câmeras é suficiente para garantir a segurança de um local. Contudo, na prática, não é bem assim que funciona. Ouso ainda afirmar que, na maioria dos casos, estes equipamentos não garantem a proteção.
Quantas vezes, ao assistir aos telejornais, nos deparamos com a declaração de que os suspeitos de um crime não puderam ser identificados pelas câmeras de segurança? E normalmente isso acontece porque a qualidade das imagens era ruim e não permitiu o reconhecimento, ou porque no momento do ocorrido o aparelho estava focado em outra direção e não foram captadas as corretas. Tudo isso realmente acontece – e com uma frequência assustadora. Mas o problema são as câmeras? Certamente não. Mas, como o próprio título deste artigo afirma, não basta ter câmeras. As empresas necessitam de projetos inteligentes.
Obviamente, um circuito interno de TV precisa de equipamentos de qualidade e que façam boas imagens. Mas, além disso, se o ambiente monitorado tiver um grande fluxo de pessoas – como aeroportos, feiras e exposições, por exemplo -, a solução precisa ajudar a localizar determinadas características, como todos os que passaram pelo local e que estavam com uma camisa azul. Os bons projetos de segurança funcionam como os “olhos humanos”. As câmeras devem captar tudo em detalhes. E isso sem precisar que os operadores recuperem e assistam todas as imagens. Afinal, é uma ação mecânica, em que há uma grande probabilidade de falha humana.
Com uma programação eficiente, o próprio software monitora e dá os alertas. Desta forma, além de contar com um sistema de defesa eficaz, ainda há a otimização da mão de obra. E existem outros detalhes que podem ser monitorados por meio da ferramenta, como a quantidade de pessoas que entram e saem de determinado ambiente – o que é interessante para grandes eventos, como shows.
Contudo, nem só de câmeras é composto um projeto inteligente de segurança. Dependendo do tamanho do local e do fluxo de pessoas, vale dispor de uma ferramenta para detecção e alarme de incêndios, programado para acionar os bombeiros e abrir as portas automaticamente, permitindo assim a saída com mais rapidez.
O fato é que a tecnologia está à disposição de todos e possibilita às mais diversas combinações para que o sistema de segurança seja efetivo – para organizações de todos os portes. Contudo, na maioria dos casos, a preocupação com este quesito acontece apenas quando há algum incidente, que pode resultar em um processo indenizatório e, na pior das hipóteses, a perda da vida. Ao avaliar o custo benefício percebe-se rapidamente que velhos ditados populares não mentem: é sempre melhor prevenir do que remediar.
Vale ressaltar que os projetos podem variar conforme o investimento disponível. Porém, deve-se levar em consideração os resultados que se quer atingir e ajustar o projeto. Reduzir qualidade para garantir quantidade é um dos maiores erros neste setor.

Fonte: artigo de Cristiano Felicissimo é diretor da Seal Telecom, em http://revistasecurity.com.br/



Notícias Relacionadas

Tecnologia Detronix na olimpíada do Rio de Janeiro Tecnologia Detronix na olimpíada do Rio de Janeiro
A prevenção é a melhor precaução A prevenção é a melhor precaução
Detectores de metal da Detronix auxiliam no esquema de segurança da posse presidencial Detectores de metal da Detronix auxiliam no esquema de segurança da posse presidencial
TSE instala detector de metal na sessão que julgou a candidatura de Lula TSE instala detector de metal na sessão que julgou a candidatura de Lula
Brasileiros são os mais preocupados com segurança pessoal Brasileiros são os mais preocupados com segurança pessoal
Detector de metais impede entrada de celular em presídio de Sorocaba Detector de metais impede entrada de celular em presídio de Sorocaba
Porta giratória: prevenção de assaltos a bancos Porta giratória: prevenção de assaltos a bancos
Detector de metais impede a entrada de serra em presídio Detector de metais impede a entrada de serra em presídio
Detectores de metais industriais Detectores de metais industriais
Conheça as tecnologias que oferecem segurança para empresas Conheça as tecnologias que oferecem segurança para empresas

A Detronix é uma industria fabricante de detector de metais, localizada em Caxias do sul. Possuimos uma linha completa de detectores de metais incluindo portas detectoras de metais, detector de metais para industria, detector de metais portateis e uma gama de soluções para diversos segmentos.

Detronix - Detectores de Metais

Rua Emílio Fonini, 545 | CEP 95012-617
Cinquentenário | Caxias do Sul - RS
(54) 3225-7500 | (54) 3289-0600


Contatos para Negócios Internacionais
Menex Comércio Exterior Ltda.
Tel.: +55-54-3221.1426
www.menex.com.br Permaneça conectado
Pós-vendas e assistência técnica
(54) 99670-0615

Detronix - Detectores de Metais