EnglishPortuguêsEspañol

Quando o Detector de Metais pode ser um aliado à segurança ou um problema.

O Detector de Metais não é apenas uma estrutura, um equipamento, é um sistema tecnológico e complexo instalado em uma estrutura, seja essa fixa ou portátil. A estrutura é parte da funcionalidade dos Detectores de Metais, no entanto, se a tecnologia embarcada não for proveniente de um bom projeto, desenvolvido por especialistas, por estudiosos da detecção de metais, deixa de ser um produto complementar à segurança do ambiente e passa a ser um problema para a segurança. Nas últimas décadas surgiram no Brasil diversos fabricantes de detectores de metais, porém, poucos desenvolvedores, poucos estudiosos e com isso, existem muitas cópias e a grande maioria mal feitas, essas são as que prejudicam a segurança de um ambiente.

Um Detector de Metais só pode ser aliado na segurança se ele for percebido somente quanto emite o alarme com a garantia que o revistado está realmente portando um metal equivalente ao objeto para o qual foi programado para ser detectado, quando fornecer as informações corretas e precisas do alarme. Quando o Detector de Metais é percebido por falsos alarmes, por defeitos recorrentes, por instabilidade do sistema, ele deixa de ser um aliado e passa a ser um problema.
Quando o Detector de Metais é um aliado, o operador e a equipe de inspeção tem confiança no equipamento e isso só ocorre com o tempo de uso, onde todo o alarme houve a comprovação da presença de metal.

Quando o Detector de Metais é um problema, o operador e a equipe de inspeção não acreditam no equipamento, essa descrença se apresenta logo no início do uso, geralmente ocorre o alarme e o inspecionado não porta nenhum metal, isso ocorre porque o Detector de Metais pode ter detectado o próprio corpo do inspecionado ou ainda, pode ter disparos falsos e somente ter alarmado quando o sensor de inibição foi acionado pelo passante e liberou o alarme. Sensor de inibição de alarme é um mecanismo muito aplicado em Detectores de Metais que foram concebidos por cópias mal feitas ou projeto deficitário, mas, não vamos entrar no detalhe tecnológico, isso ficará para outra publicação onde abordaremos tecnologias e funcionalidade.

Concluindo, ao buscar um Detector de Metais que seja um aliado à segurança, devemos incialmente pesquisar o histórico da marca do produto, buscar informações com usuários da marca pretendida e principalmente ver quais as garantias que o fornecedor oferece. Também devemos transmitir ao fornecedor de forma precisa, qual a real necessidade de detecção que pretendemos e todas as informações do ambiente onde será instalado. Percebe-se quando um fornecedor é confiável, pelo número de questionamentos que ele nos faz, isso demonstra conhecimento e comprometimento com o resultado final.

Outras notícias

Contato
SOLICITE ATENDIMENTO

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.